terça-feira, 31 de agosto de 2010

Usina Hidrelétrica

Usina Rio Novo REFON
Fonte::http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_hidrel


Usina Hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.Dentre os países que usam essa forma de se obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.
As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
O cálculo da potência instalada de uma usina é efetuado através de estudos de energéticos que são realizados por engenheiros mecânicos, eletricistas e civis. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada à rede de distribuição.
Um sistema elétrico de energia é constituído por uma rede interligada hidrelétrica é uma instalação ligada à rede de transporte que injeta uma porção da energia solicitada pelas cargas.

Hidrelétrica de Balbina
Fonte:alemdeecobags.wordpress.com


A 180 km ao norte de Manaus está instalada a hidrelétrica mais ineficiente do País,dentre as 13 existentes,
Construída durante a ditadura militar ,ao custo de 1bilhão de dólares ,essa uzina é uma estupidez sem tamanho.Para começar escolheram uma área extremamente plana e sem o declive necessário.Inundaram nada menos que 2,6 mil quilômetros quadrados de florestas nativas,e nem sequer se preocuparam em retirar seus troncos para aproveitamento ,hoje ,o apodrecimento de suas raízes emite quantidades gigantescas de gases de efeito estufa,cerca de 3,3 toneladas de carbono por ano.As águas do imenso lago formado em balbina geram apenas 120MW de energia em média .
Quase 20 anos depois de sua instalação ,a usina produz imagens de fim de mundo.A enorme quantidade de árvores submersas abandonadas na área inundada estão apodrecendo e acumulam sedimento tóxicos.
Quando a Eletronorte liberou as turbinas para funcionar ,a água saturada já estava saturada de material orgânico em decomposição.O pescador Marcos Cláudio afirma que depois disso os peixes sumiram,pois foi tanto peixe morto que desceu com aquele caldo venenoso que tiveram que fazer um enorme buraco para enterrar tudo aquilo.
Fica claro que a contrução da hidrelétrica de Balbina ,não foi bem estudada ,e que foi um tremendo gasto de dinheiro.
É fato que os uaimiri-atroaris ficaram ricos da noite para o dia ,mas também ficaram sem ter oque fazer.Hoje são extremamente pacífico,não caçam mais e nem pescam.
Com o dinheiro recebido ,que é gerido por representantes da Funai,eles estão construindo escolas e montando criações de patos ,gado,caititus,capivar,antas e galinhas,bichos tipicos da região.
Os índios ficaram ricos ,a floresta ficou mais pobre,e o grande lago formado emite 84% dos gases de efeito estufa da região.E acredite se quiser na sala onde ficam as turbinas da usina tem uma frase enorme dizendo :''Balbina,respeito á natureza''!

Parece até irônia.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_hidrel
Por: Ingrid Kimberly e Hemelly Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário