quarta-feira, 11 de agosto de 2010

- Membrana Plasmática e Citoplasma

Membrana Plásmatica
Fonte:4.bp.blogspot.com
MEMBRANA PLASMÁTICA é uma película limitante que, entre outras funções, separa do ambiente externo as estruturas contidas na célula, controlando a entrada e a saída de substâncias, o que chamamos de permeabilidade seletiva.

A membrana plasmática só pode ser observada em microscópio eletrônico, já que mede apenas 750nm(nanômetros)-1nm=0,000001mm. Quimicamente é formado por lipídios, na forma de fosfolipídios e proteínas, podendo ser chamada, então, de membrana liproteica. Os lipídios formam uma dupla camada, na qual as moléculas da camada externa estão com as regiões polares voltadas para região extracelular (fora da célula) e as moléculas da camada mais interna estão voltadas para a região intracelular (dentro da célula). As proteínas, por sua vez, encontram-se mergulhadas na dupla camada de lipídios. Esse modelo de membrana, proposto por Nicholson e Singer, foi chamado de mosaico fluído.


Transporte de Substâncias Através da Membrana

Como já foi dito, a membrana celular possui permeabilidade seletiva, assim algumas substâncias podem atravessar a membrana.
Certas substâncias atravessam a membrana com facilidade, enquanto a passagem de outras é dificultada ou totalmente impedida. Há casos em que a célula não necessita gastar energia para que haja o transporte de substâncias-transporte passivo- já em outros casos há gasto de energia-transporte ativo.
Assim, o transporte de substâncias através da membrana pode ocorrer por:
Transporte Ativo: as substâncias atravessam a membrana contra a gradiente de concentração, isto é, de onde estão menos concentradas e, por isso, a célula necessita gastar energia. Esse transporte depende de proteínas especiais que, com grande consumo de energia, se combinam com a substância de um lado da membrana e a soltam do outro lado. A energia necessária é obtida por meio de moléculas de ATP (trifosfato de adenosina), que são moléculas que possuem energia originada da respiração, essa energia será usada nos trabalhos celulares. Exemplo: bomba de sódio e potássio.
Transporte Ativo por Difusão: é a capacidade que as moléculas dos gases e as moléculas dissolvidas nos líquidos (solutos) têm de se espalhar uniformemente por todo o espaço disponível. O processo de difusão pode ser explicado pelo fato de as moléculas de um gás e de um líquido possuírem um movimento constante, sem direção definida e, por isso, há um fluxo maior de moléculas da região, mais concentrada para a menos concentrada.
Transporte passivo por Osmose: é a passagem de água de uma solução para a outra através de uma membrana semipermeável que deixa passar apenas por um solvente
Transporte Passivo por Difusão Facilitada: é a passagem de substâncias pela membrana celular com o auxílio de proteínas (permeases). Ocorre, por exemplo, com a molécula de glicose que, além de não ser lipossolúvel, possui Ánios co carga elétrica que dificultam sua passagem pela membrana e, portanto, necessitam das proteínas presentes na membrana para facilitar sua passagem.

CITOPLASMA


Citoplasma
Fonte:taringa.net
É no citoplasma que ocorre a maioria dos processos metabólicos vitais dos seres vivos.

Ele é formado por um líquido gelatinoso denominado matriz citoplasmática - ou ainda hialoplasma ou citasol – e várias estruturas conhecidas como organelas ou organóides. Podemos dizer que esses organóides desempenham funções específicas, ou seja, são especializadas em realizar uma ou, mas atividades vitais para as células, assim como órgãos desempenham para os organismos desenvolvidos.
Vamos agora estudar cada uma das partes do citoplasma separadamente:

Lisossomos: pequenas vesículas com enzimas digestivas, cuja função e digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose, além de digerir estruturas celulares desgastadas pelo uso. Os lisossomos são originados no aparelho de Golgi.
Complexo de Golgi: conjunto de membranas em forma de sacos, que estão sempre empilhados, dentro dos quais ocorre armazenagem das substâncias produzidas no interior da célula.
Retículo Endoplasmático: sistema de membranas que se apresentam sob a forma de canalículos, tubos e sacos, dentro dos quais circulam as substâncias fabricadas pela célula. Quando possui ribossomos aderidos, participa das sínteses protéicas e é denominada reticulo endoplasmático rugoso. O retículo endoplasmático possui, ainda, outras funções: síntese de esteróides, inativação de certos hormônios e de substâncias nocivas a saúde.
Ribossomos: são grânulos encontrados de forma livre na hialoplasma ouaderidos ao retículo endoplasmático. Está relacionado a diversas sínteses protéicas que ocorrem no interior da célula.
Mitocôndrias: são estruturas membranosas nas quais ocorre a respiração celular
Cloroplastos: é estruturas membranosas que contêm pigmento verde, a clorofila, sendo responsáveis pela fotossíntese. Essas estruturas estão presentes em células animais.
Centríolos: são cilindros tubulares relacionados com a divisão e o esqueleto celular.
Vacúolo de Suco Celular: presentes principalmente nas células vegetais, participam do controle osmótico celular e do armazenamento de substâncias.



Fonte:

Amabis, José Mariano
Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. -4.ed. – São Paulo: Moderna, 2006


Por: Paula Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário