domingo, 5 de setembro de 2010

- Energia Nuclear

Energia Nuclear
Fonte:topicos.estadao.com.br

A energia nuclear é fundamental para o desenvolvimento mundial, suas aplicações são inúmeras. Analisemos então, de modo mais concreto, a energia nuclear.
A matéria é caracterizada pelos seus elementos constituintes, que, por sua vez, são caracterizados pelo número de prótons que apresentam em seus núcleos. Além dos prótons, que possuem cargas positivas, cujo número é representado pela letra Z, os elementos possuem nêutrons, que não possuem carga, e os elétrons, que possuem carga negativa.
Pode-se afirmar que o núcleo atômico é o responsável pela massa do átomo, enquanto a eletrosfera é responsável pelo volume. O núcleo é bem pequeno (10-13 cm a 10-12 cm). A massa do nêutron é semelhante à do próton, 1,67 × 10-24 gramas. A mecânica quântica (que trata de fenômenos que ocorrem em escala nuclear, atômica e molecular) classifica essas partículas segundo parâmetros denominados números quânticos.
Os prótons possuem carga positiva, o que provoca uma repulsão entre eles. A força eletrostática é a responsável por isso, e seria lógico que devido a ela as partículas positivas se afastem umas das outras, o que destruiria o núcleo. Mas existe uma força, conhecida como força nuclear forte, que não é de natureza eletromagnética e nem gravitacional, a qual mantém os núcleos com seus elementos presos uns aos outros e proporciona a sua estabilidade.
À medida que a energia de ligação média (soma de todas as energias de ligação entre os constituintes do núcleo dividido pelo número destes) cresce, aumenta também a coesão no núcleo. É essa energia, que está relacionada com a força nuclear, o objeto do nosso estudo.


Fonte:
http://www.estadao.com.br/especiais/o-programa-nuclear-brasileiro,50203.htm
http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm


Por: Kelly Cristine



Nenhum comentário:

Postar um comentário